The post Caterpillar oferece cursos gratuitos de capacitação técnica 100% on-line appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>Programa Técnicos para a América Latina é oferecido a quem cursa ou concluiu o Ensino Médio
Para incentivar o início de uma carreira de sucesso como técnico, a Caterpillar está oferecendo cursos de capacitação gratuitos e 100% on-line. Com o slogan “Se você tem paixão, se você tem desejo, se você tem aptidão, então é possível”, a Caterpillar assume o compromisso social em um momento importante para quem deseja adquirir os conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho, de forma remota e sem custos.
No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Social Sotreq (iSSO) e está disponível para jovens e adultos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
Para começar, o interessado precisa entrar na página do Técnicos para a América Latina, acesse a página aqui: (T4LA – Technicians for Latin America) e fazer a inscrição. Todo o treinamento será on-line e poderá ser feito de qualquer lugar, com o auxílio de um computador ou celular e acesso à internet.
A grade curricular é composta por 18 cursos, sendo quatro introdutórios, dez cursos de nível 1 e quatro cursos de nível 2. Na introdução, por exemplo, o candidato vai conhecer a história da Caterpillar, e a linha de produtos e aplicações de motores da Cat.
O curso está disponível em português, espanhol e inglês. O aluno aprenderá, através de uma experiência de ensino a distância, o básico sobre motores a diesel, eletricidade, hidráulica, trem de força e muito mais.
A duração dos cursos varia de 3 a 6 meses. Com a conclusão bem-sucedida, o aluno poderá imprimir o certificado de conclusão. Os conhecimentos são uma força para entrar no mercado de trabalho, nas áreas de automóveis, caminhões ou equipamentos pesados.
São carreiras cada vez mais valorizadas em todo o mundo. Empresas como as revendedoras Caterpillar oferecem salários competitivos, além da oportunidade de desenvolver carreiras interessantes.
O programa Técnicos para a América Latina é patrocinado pela Caterpillar, líder global em equipamentos de construção e mineração, e pelos seus principais revendedores.
The post Caterpillar oferece cursos gratuitos de capacitação técnica 100% on-line appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>The post Grupo Sotreq investe no combate à COVID-19 appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>Em momentos de crise, líderes têm a responsabilidade de ser exemplo na busca de soluções. O Grupo Sotreq está fazendo a sua parte. Além de campanhas informativas para que todos os seus colaboradores e parceiros tomem os cuidados de prevenção e isolamento social para conter a contaminação pela COVID-19, a empresa vai além. Por meio de uma ação de mobilização social, três frentes de atuação estão sendo conduzidas:
A primeira iniciativa dessa corrente do bem veio com a doação do valor que seria destinado para a celebração do aniversário de 15 anos do Instituto Social Sotreq – iSSO. O apoio financeiro foi encaminhado para uma ação social colaborativa da PUC-Rio, através do Laboratório NEXT – Departamento de Artes no Projeto de Confecção de Máscaras Protetoras Faciais no combate à COVID-19. Com este auxílio, foi possível adquirir três impressoras 3D e material para fabricação dos protetores faciais. As peças produzidas estão sendo destinadas a diversos hospitais e instituições do Rio de Janeiro.
Depois desse primeiro passo, o Grupo Sotreq trabalhou para envolver todos os colaboradores, através da doação ao Fundo Emergencial. A cada R$ 1,00 doado, a empresa dobrou o valor. “Com a contribuição de todos e o aporte da Sotreq, estamos auxiliando instituições sociais, comunidades e hospitais, nas diversas localidades de atuação da empresa, através da doação de material de limpeza, higiene, alimentos e Equipamentos de Proteção Individual – EPIs”, explica Teresa Cristina Lopes, Diretora de Estratégia & Ambiente Humano e Vice-Presidente do iSSO.
Essas doações contam com um forte apoio do comitê de voluntariado, representantes das localidades, área de suprimentos, além do time de Responsabilidade Social do Grupo Sotreq.
Outra frente importante de atuação foi a destinação de protetores faciais através do iSSO para a Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o Hospital Municipal Lourenço Jorge, localizado também no RJ, e o Hospital Infantil Albert Sabin em Fortaleza.
Sybelle da Costa Oliveira Ban, presidente do iSSO, ressalta: “Unidos, nós faremos alguma diferença para esse país”.
The post Grupo Sotreq investe no combate à COVID-19 appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>The post Parceria iSSO e Sabendo Mais enriquece conhecimento de jovens no Rio appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>Em novo espaço na Sotreq, alunos da rede municipal recebem reforço educacional e cultural
O Instituto Social Sotreq (iSSO), em parceria com o Instituto Sabendo Mais, abraçou uma causa diferenciada que projeta crianças para um futuro cheio de possibilidades e para a formação de uma sociedade colaborativa e menos desigual. O Projeto Athena, desenvolvido pelo Sabendo Mais, atende alunos da rede pública, no Complexo da Maré e adjacências, e desenvolve atividades variadas, como complemento ao programa escolar, visando o enriquecimento acadêmico e cultural.
“O iSSO se lançou ao desafio de buscar atores sociais que atuassem com comunidades ao redor da empresa e se interessassem em expandir seus trabalhos num espaço disponível que desejávamos ressignificar na estrutura da Sotreq Rio. Com o apoio de instituições de referência na área social, chegamos ao Instituto Sabendo Mais, cujos projetos são comprovadamente bem-sucedidos!”, diz Rosa Cristina, analista de Responsabilidade Social do iSSO, ao ressaltar a parceria com o Sabendo Mais.
O Athena é destinado a crianças com altas habilidades acadêmicas que integrem famílias de baixa renda e estejam iniciando o 4º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 11 anos. Os estudantes são selecionados com base num teste psicométrico, provas de português e de matemática, além de entrevistas.
Na parceria, a Sotreq disponibiliza o espaço, agora denominado de Espaço iSSO, que foi adaptado para o funcionamento do Projeto e inaugurado em fevereiro, em área anexa à filial da empresa no Rio de Janeiro. No espaço, de 214 metros quadrados, estão duas salas de aula, sala de informática, sala administrativa, copa e banheiros. A outra importante vertente nesta parceria é o apoio do iSSO no financiamento de uma das turmas do Athena. O projeto atende 24 estudantes, com duas turmas de 12 alunos cada uma.
“Alegra-nos ter aqui um espaço de colaboração e de construção de saberes enriquecidos com a soma de oportunidades, aprendizagens e experiências criativas para enfrentar desafios, começando por suas próprias histórias, com cada potencial que emerge e ganha vida nova, como sonho embalado em chances reais de impacto social”, afirma Sybelle Ban, conselheira e presidente do iSSO.
O nome de pássaro dado às turmas Andorinha e Bem-Te-Vi é uma alusão ao voo que os jovens podem experimentar em suas vidas, com o enriquecimento acadêmico proporcionado pelo projeto.
O Athena objetiva também preparar os estudantes para que possam ingressar nas escolas de excelência no Rio de Janeiro, como CAP UERJ e Pedro II, entre outras. Para isso, durante dois anos eles passam por atividades acadêmicas interdisciplinares, ampliando de forma significativa o aprendizado da rede pública.
Na justificativa do Athena, os criadores do projeto citam que o reconhecimento através do aprimoramento de sua capacidade e a oportunidade de desenvolver suas competências ao máximo poderão ser fatores de transformação da realidade pessoal, que poderá ser estendida às suas famílias, à sua comunidade local e, quem sabe, ao mundo.
“A parceria Sotreq/Sabendo Mais está alinhada com um desejo maior: o de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas da Sotreq, através de projetos educacionais”, afirma Sandra Garcia, presidente do Instituto Sabendo Mais.
Sandra cita alguns dos benefícios para os alunos inseridos no Projeto Athena, que potencializa os jovens talentos:
– Estímulos cognitivos e conteúdos acadêmicos e culturais que vão além dos currículos escolares;
– Cuidado com suas demandas individuais e com o incremento em suas competências de ordem geral, tais como liderança, cultura, linguagem, lógica e matemática, ciências, resolução de problemas complexos, inteligência emocional, pensamento crítico e criativo;
– Preparação para ingresso nas escolas de excelência;
– Convivência social, com ênfase no desenvolvimento de valores como justiça, respeito e responsabilidade;
– Lanches balanceados, com acompanhamento de nutricionista.
A presidente do Sabendo Mais diz ainda que “esta conjunção de esforços empresariais e de metodologias educacionais inovadoras permite que se avance rumo ao desenvolvimento sustentável das comunidades abrangidas”.
The post Parceria iSSO e Sabendo Mais enriquece conhecimento de jovens no Rio appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>The post Oficinas de voluntariado no Instituto Social Sotreq impactam mais de 200 pessoas appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>A ONU define voluntário como “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos.”
Com o propósito de fomentar o voluntariado, o Instituto Social Sotreq (iSSO) investe em ações ligadas ao setor. Durante os meses de agosto e setembro, promoveu oficinas com o tema “Voluntariado Educativo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, atingindo mais de 200 pessoas (entre adolescentes e membros das equipes de cinco instituições), além de 38 voluntários da Sotreq.
Conduzidas por Silvia Naccache, consultora e referência nacional nas áreas de voluntariado, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e terceiro setor, as oficinas do iSSO atenderam as seguintes instituições: Escola Técnica Estadual Bento Quirino, de Campinas/SP; ONG CEPA, de Contagem/MG; Fundação CSN/Centro de Educação Tecnológica, de Congonhas/MG; Comunidade Kolping Sophie Link, de Parauapebas/PA; e Projeto Menino Feliz, de Paragominas/PA.
Silvia Naccache avaliou a iniciativa do iSSO. “A oficina de Projetos de Voluntariado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada junto ao Instituto Social Sotreq, teve um papel relevante de apresentar os ODS e a Agenda 2030. Também foi importante como formador de jovens mais bem preparados, conscientes e, certamente, cidadãos melhores. Todos participaram com muita alegria e entusiasmo e construíram projetos de maneira criativa, colaborativa e repletos de talentos e habilidades que cada um dos jovens e voluntários do Grupo Sotreq tinham para oferecer. É possível construir um mundo melhor e todos podem participar”, atesta.
Logo no início da oficina, os jovens foram acolhidos com atividades que evidenciaram a importância da colaboração e mostrou como temos interesses e causas em comum. Foram apresentados conceitos como “O que é ser voluntário”, “O que são Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” e “Benefícios do Voluntariado”. Após a apresentação do vídeo “Construindo um Projeto de Voluntariado”, foi iniciada a dinâmica de construção de projetos em equipe.
A analista contábil Aline Lima explica o roteiro de atividades. “Destacamos como momentos mais ricos a interação dos adolescentes, dos profissionais e voluntários do Grupo Sotreq que, juntos, realizaram as dinâmicas. Depois, se dividiram em grupos para a elaboração de projetos de voluntariado. Para isso, os adolescentes receberam propostas de desafios conectados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No final, todos assistiram a uma animação que faz refletir a gentileza (httpss://www.youtube.com/watch?v=A6PWu3EH7Xw)”, relata.
Entre os projetos desenvolvidos, dois exemplos. No “TOY Estoque”, os voluntários organizariam doações de brinquedos, livros e DVDs em escolas para que sejam mais bem aproveitados em salas de aula e ações em finais de semana. Já no “JUKIRA: verde que te quero Ver”, a ideia consiste em organizar agricultura familiar por meio de preparo da terra, semeadura, além de eventos para promover a divisão da colheita e alimentação saudável.
“O Voluntariado é uma oportunidade para reflexão e ação em temas como solidariedade, empatia, ética, inclusão, cidadania, colaboração, respeito, diversidade, qualidade de vida, consumo, bem-estar, entre tantos outros. Também traz a possibilidade de agir diretamente sobre demandas e desafios da comunidade. O trabalho voluntário promove a transformação em quem recebe e em quem realiza a ação”, finaliza Silvia.
Leia a matéria na ELONEWS:
The post Oficinas de voluntariado no Instituto Social Sotreq impactam mais de 200 pessoas appeared first on ISSO - Instituto Social Sotreq.
]]>